julho 08, 2007

Psicologia metafórica




Minha psicóloga a-do-ra metáforas. Uma vez ela disse uma que eu nunca vou esquecer: "Você quer colher laranja na árvore de limão". E como é verdade! Essa metáfora se encaixou tão bem em tantas situações que não me sai da cabeça. Às vezes me pego no meio de algum pensamento e eu mesma me interrompo: "peraí, Carolina, assim você tá tentando colher laranja na árvore de limão...não dá!". O limoeiro só tem o limão pra te oferecer, ou você se contenta com o limão, ou vai atrás de outra árvore que dê laranjas. É pegar ou largar. Tentar colher laranja no limoeiro só vai te desgastar. Você pode passar anos esperando e nada vai acontecer além de conseguir muitos e muitos...limões! Só que você não quer limão, você quer laranja, e o limão não te satisfaz. Mas por que eu fico sempre ali, esperando cair laranja do limoeiro? Eis que mais uma metáfora explica, mais uma vez vinda da minha terapeuta: "Você tem atitudes de um alcoólatra". Explico (metaforicamente, claro): assim como o alcoólatra, eu tenho um vício, e esse vício é comer limão. Só que o limão, assim como o álcool para o alcoólatra, não me faz bem, apenas me proporciona um prazer momentâneo que se converte em mal-estar pouco tempo depois, tipo o cachaceiro quando toma umas. Resumo: Eu sou dependente química de 'limão' e estou em crise de abstinência. Alguém aí sabe onde tem uma laranjeira?

3 comentários:

Anônimo disse...

Carol, é isso aí amiga, nada mais de tentar colher limões no pé de laranja! E pode ter certeza que o seu, o meu, o nosso pé de laranja tá mais na nossa cara do que a gente imagina...encontrar é fácil, é só tirar os limoeiros da nossa frente!! haha
Te adoro!
bjsssssss

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

limões... laranjas... humm, isso aqui tá parecendo uma salada de frutas, Carol!! hehehe Mas eu concordo com a Maria Claudia. Basta tirar os limões da frente, para que as laranjas surjam! ;-)

Lelec disse...

Oscar Wilde dizia que a melhor maneira de acabar com uma tentação é render-se a ela.

Assim, sugiro que deixe de procurar limões em laranjeiras. Procure-os em limoeiros mesmo e, encontrando-os, sacie-se.
Abraço.